Militantes da Pastoral da Juventude

Militantes da Pastoral da Juventude
Bragança - Pará

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Plano Pastoral Diocesano - 2009 - 2010 Parte Final

DA MISSÃO DOS DISCÍPULOS-JOVENS NA IGREJA E NO MUNDO

- Do Discipulado surge a Missão: a Missão de cada JOVEM é SER DISCÍPULO e FAZER DISCÍPULO que OBSERVEM/FAÇAM TUDO O QUE SENHOR ORDENOU/ENSINOU, conforme o mandato missionário de Jesus no Evangelho; “Ide e fazei discípulos meus a todos os povos – a todos os jovens... e a observar tudo quando vos tenho ordenado” (Mt 28, 19 – 20)

- neste tipo de Discipulado e Missão está contida a Santidade e a identidade Católica da Juventude. Tal santidade, se testemunhada com paixão, contagia, fascina outros jovens para a mesma experiência. Portanto, multiplicar os grupos e lideranças, efetivando propostas e projetos nascidos nas diversas espiritualidades já atuantes na Igreja (por exemplo: DNJ, Semana da Cidadania, Projeto Jesus no Litoral, Carnaval com Cristo, Jovens por um mundo unido, Missõesa Jovens, Louvor Night, Evangelização nas Escolas em Tempos fortes como Campanha da Fraternidade/Mês de maio/Festas Juninas/Colônia de Férias/Mês Vocacional/Mês da Bíblia/Mês das Missões/Natal)

DA ESTRUTURA MAIS ADEQUADA AO DISCUPULKADO E À MISSÃO DA JUVENTUDE NA IGREJA E NO MUNDO

Qual a estrutura mais adequada para que a juventude ouça o Senhor e lhe responda com a própria vida e compromisso na Igreja?

- Incentivar a criação e formação de Grupos em comunidades
- Definir o número máximo de membros do grupo
- Coordenação interna do Grupo (qual a melhor nomenclatura e funções necessárias hoje?)
- Coordenação de Grupos a nível paroquial? (quais as funções necessárias hoje?)
- Conselho Paroquial da Juventude
- Coordenação Distrital da Juventude
- Coordenação Diocesana da Juventude
- Participação na Reunião dos Conselhos (paroquial/distrital/diocesano/...)
- Nosso relacionamento com a juventude do Regional Norte II
- Nossa presença e atuação na esfera nacional (Setor Juventude CNNBB)

QUAIS FUNÇÕES DA JUVENTUDE NA IGREJA E NO MUNDO QUE EXIGEM UMA FORMAÇÃO ADEQUADA?

- A Liturgia dominical na comunidade ou na Matriz
- Evangelização da Juventude (com os temas do Documento 85)
- A formação temática de assuntos indispensáveis à juventude (Relação com a família – Namoro – Sexualidade e Afetividade – Formação e Estudos profissionais – projetos e participação no processo político – projeção e independência econômica – o desemprego e a ameaça das drogas, do tabagismo, do consumismo, do hedonismo, do protestantismo...)

UM PLANEJAMENTO DE DISCIPULADO E MISSÃO ARTICULADO A PARTIR DAS BASES PAROQUIAS

- Adequado levantamento de dados (quem somos? Em quem acreditamos (número de jovens atuantes nas seitas presente nas comunidades), Onde vivemos? O que temos? O que estudamos? O que sofremos? O que esperamos? O que propomos?...)
- Cabe à Coordenação Diocesana da Pastoral da Juventude preparar sucessivas Assembléias a nível paroquial, distrital e diocesano para confeccionar o calendário das atividades relativas às indicações contidas neste projeto, adaptando-as a cada realidade.
- A Pastoral da Juventude será o organismo diocesano de promoção do diálogo e da unidade de todos os grupos e organizações pastorais com jovens na Diocese de Bragança, no respeito pelo carisma de cada grupo e no empenho para orientar todos segundo o que foi aprovado a nível diocesano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário